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O corretor de seguros trabalha entre o segurado e a seguradora. O corretor é um profissional que trabalha para o segurado. Ele é um técnico especializado legalmente responsável pela defesa dos interesses do segurado, definindo um contrato que atende as necessidades específicas do segurado.

O corretor é quem conhece melhor os produtos de seguros e, portanto, quem pode melhor aconselhar o cliente sobre os melhores planos. Dessa forma, o papel dele vai muito além de um vendedor de serviços, pois, acaba sendo, principalmente, um consultor na indicação da melhor apólice, e também, um facilitador do segurado caso venha a ocorrer algum sinistro. O corretor é a pessoa que trabalha na corretora ou que faz o papel da mesma, conforme regulado pela a Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964.

É importante ressaltar também, que corretora e seguradora representam dois papéis distintos, onde a seguradora é a empresa que possui e gerencia o produto (seguro), ou seja, se você precisa utilizar o seu seguro, quem irá te reembolsar pelo sinistro é a seguradora. Já a corretora de seguros é a empresa que o comercializa, ou seja, é quem vende o serviço da seguradora.

Qual a importância do papel do Corretor?

O corretor é um bom mediado e por isso apoia em momentos difíceis. Mesmo nos países onde a contratação de seguros e mais comum e frequente, suas particularidades e detalhes ainda são estranhos à maioria das pessoas. Portanto, a ajuda de um profissional especializado no assunto, fornece a assessoria necessária para que o cliente escolha e contrate a melhor opção de apólice.

Outro fator importante para considerar o apoio de um corretor, é que além de possuir domínio sobre o produto, ele também costuma possuir conhecimento sobre uma carteira extensa de seguradoras, ou seja, ao invés de buscar a contratação de uma seguradora específica, você contará com um profissional que poderá extrair a melhor contratação de uma gama de opções de seguradoras, garantindo assim, que você fará a melhor escolha, dentre várias opções do mercado.

O negócio de seguro é extremamente específico e técnico. Não é para amadores ou diletantes. Dessa forma, o corretor de seguros é essencial. É ele quem garante o acesso à saúde, à proteção do patrimônio, ao complemento da aposentadoria e aos recursos necessários para a família seguir em frente após a morte de um de seus integrantes.

Dicas para ser um contador de seguros 

  • Adquira conhecimento e experiência 

A melhor forma de adquirir conhecimento e experiência em seguros sem ser por meio de formação teórica prévia é trabalhar como técnico em uma seguradora ou corretora. A primeira opção é preferível, porque você terá a oportunidade de entender a mecânica de uma seguradora, a burocracia e, principalmente, ter noção do que ela realmente gosta de segurar. Sem contar, claro, o relacionamento com colegas e superiores, que deve ser cultivado e mantido. Como veremos, fazer isso lhe proporcionará dividendos preciosos no futuro.

O próximo objetivo é a área comercial. Os melhores técnicos são normalmente selecionados para a área comercial da seguradora. Quem alcança esse objetivo já começa a vender seguros, mas não para o cliente final, e sim para os corretores de seguro.

Seu objetivo deve ser, neste caso, o departamento de produção, de preferência remunerada com parte das comissões sobre as vendas. Se isso ocorrer, você vai começar finalmente a ser treinado para vender seguros. Conhecerá uma série de clientes e aprenderá a melhor forma de relacionar-se com eles e de vender-lhes os seguros de que necessitam. Toda experiência, conhecimento e relacionamento adquiridos começarão a render-lhe dividendos no processo de tornar-se um corretor de sucesso.

Se isso não quiser nenhum desses objetivos e se você tiver espírito empreendedor, a alternativa é finalmente atingir o seu sonho tão almejado: trabalhar por conta própria de forma ética e respeitosa. 

  • Construa uma sólida rede de relacionamento

Um corretor de seguros de sucesso não é apenas um bom vendedor. Ele é, antes de mais nada, um relações públicas. Socialize, vá a festas, saia com os amigos para jantar, vá a todos os compromissos da escola dos seus filhos. Cada evento que você comparece é uma oportunidade para conhecer gente nova, fazer amizades.

É preciso se relacionar muito bem com as seguradoras, e muitos perdem bons negócios porque negligenciam essa parte. Se a seguradora conhece você e confia no seu trabalho, é possível conseguir o que outros não conseguem. Conheça os profissionais das seguradoras, convide-os para um happy hour, compareça aos eventos que a seguradora organiza, visite-os.

  • Invista sempre em negociação pessoalmente

Saia para tomar um café, ou tenha seu próprio espaço em um coworking. Tudo que para o futuro cliente se sinta à vontade com a proposta oferecida. Cara a cara, olho no olho. Agindo assim, seu cliente e os profissionais da seguradora poderão lhe dar a devida atenção, ver suas expressões, seus gestos, e detectar o fervor de suas posições. É dessa forma que seu interlocutor estabelece um vínculo emocional com você, essencial para ele querer ajudá-lo.

  • Saiba aquilo que você está vendendo

Um corretor de seguros que se preze raramente é pego de surpresa. Por isso, antes de fazer qualquer proposta a um cliente, ou mesmo propor qualquer negócio a uma seguradora, saiba melhor que ninguém do que você está falando. Fique a par do assunto completamente. Isso significa, primeiramente, entender o que o cliente precisa e por que precisa. 

  • Seja ético e honesto em qualquer circunstância

Não conte mentiras! O princípio fundamental do seguro é a boa-fé.  Isso significa dizer sempre a verdade ao cliente, à seguradora, aos seus colaboradores e demais parceiros, por mais desagradável que possa ser. Informe! Informe detalhadamente o que você está oferecendo, explique as vantagens e as desvantagens. Informe, principalmente, o que não está coberto em um seguro e em quais circunstâncias o cliente poderá estar desamparado.

Quando for de seu conhecimento, relate possíveis problemas e cuidados a serem tomados. Não tente esconder informações apenas para fechar um negócio. Isso se voltará contra você em algum momento.

Para mais dicas ou informações acesso nosso site ou pelo telefone (31)3363-1370 ou (31)2564-0772.

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