Warning: A non-numeric value encountered in /home/resolvegestaocontabil.com.br/www/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5763

Sendo um mercado sempre em constante crescimento, muita gente está de olho nas corretoras de seguros. As corretoras de seguros intermeiam a relação entre os segurados e as seguradoras, prestando assessoria para tudo que esteja presente no contrato de seguro seja cumprido. As corretoras qualificadas possuem um amplo conhecimento de termos e cláusulas específicas dos produtos e atendimento ao cliente que facilita o entendimento e a escolha de uma boa corretora para cada caso.

Principais tipos de seguros:

Para abertura de uma corretora de seguros é necessário informar que existem vários tipos de seguros oferecidos e que teve escolher o que o melhor te atende.

  • Residencial 

Busca proteger o imóvel de imprevistos como incêndios e desastres naturais. Esses são os sinistros mais comuns, porém, é possível incluir coberturas adicionais das mais diversas, que vão segurar contra danos elétricos e furtos, por exemplo. Além disso, alguns oferecem assistência 24 horas para reparos domésticos.

  • De Vida

Pagar indenização aos familiares diretos do segurado em caso de morte por causas naturais ou acidentes. Dependendo das coberturas do seguro de vida, o pagamento pode ser estendido para situações de invalidez permanente ou temporária e doenças graves. Ou seja, um seguro desse tipo protege a família da ausência ou da incapacidade física do seu provedor, resguardando-a financeiramente.

  • Automotivo

seguro auto é o mais popular entre os brasileiros, já que o risco de se envolver em um acidente ou ter o veículo roubado é bem grande, principalmente nas grandes cidades.

A maioria das apólices cobre incidentes mais básicos, como danos materiais e roubos. Indo além, pode-se contar com proteção para terceiros, para não ter que arcar com o reparo do carro de outros motoristas, caso você se envolva em acidentes.

  • Seguro Viagem 

Ele é recomendado para quem vai ao exterior. Além da cobertura por morte e invalidez, esse seguro evita que seja necessário pagar caro em atendimentos médicos no país destino, caso algo aconteça. Coberturas adicionais incluem ajuda em situações como perda de documentos e extravio de bagagem.

Dicas de como abrir uma corretora de seguros 

Comece com um plano de negócios. Nele deve ser feito a fase de pesquisa e de preparação. Deve contemplar a situação de investimento e sua relação com ações do mercado. O planejamento deve ser elaborado de modo objetivo e realista com a finalidade de verificar qual o melhor aporte financeiro para a corretora.

Junto a isso é recomendado que haja um planejamento estratégico para aliar a avaliação dos serviços, os conhecimentos específicos do mercado e da corretora. Conciliando assim as ações do negócio com as necessidades que estão envolvidas nas demandas dos clientes.

Todavia, uma localização adequada ganha ainda mais relevância para atrair futuros clientes. Um bom acesso a corretora, facilita que a mesma tenha toda estrutura operacional necessária com serviços básicos como: água, luz, esgoto e internet.

Exigências legais 

A corretora de seguros pode ser pessoa física ou jurídica. Em ambos os casos, o corretor deve ser habilitado legalmente para pode vender seguros.

A habilitação deve ser feita pela Superintendência de Seguros Privados (SUSPE), que emite o Certificado de Habilitação Técnico Profissional, comprovando que a pessoa tem curso completo e estabelecendo a aprovação.

Porém a entidade que aplica o exame de habilitação é a Escola Nacional de Seguros. Podem ser concedidas as seguintes habilitações:

  • Habilitação para Corretor de Capitalização
  • Habilitação para Corretor de Capitalização e Seguros de Vida e Previdência.
  • Habilitação em todo os ramos (para comercializar todos os tipos de seguros)

Após obter o registro na SUSPEP e a habilitação na FUNENSEG, o corretor deve apresentar os seguintes documentos:

Corretor de seguros pessoa física:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Título de eleitor se for de nacionalidade brasileira
  • Certificado de reservista
  • Declarações que atestem o cumprimento ao disposto nas alíneas “c” e “d”, do art. 3º, da Lei nº 4.594, de 1964
  • Comprovante da quitação da contribuição sindical
  • Comprovante de inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto Sobre Serviços – ISS como corretor de seguros, se a legislação municipal assim exigir
  • Declaração que ateste o não exercício de cargo ou emprego em pessoa jurídica de Direito Público, cargo de diretoria em sociedade seguradora, resseguradora, de capitalização ou em entidade de previdência privada aberta e a inexistência de vínculo empregatício com as mesmas.

Corretor de seguros pessoas jurídicas:

  • Documentos exigidos da pessoa física (para os diretores, gerentes ou administradores)
  • Contrato Social ou Estatuto
  • É obrigatório constar no Estatuto ou Contrato Social da corretora que o diretor-técnico, na sociedade por ações, ou sócio-gerente, na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, seja corretor de seguros, devidamente habilitado e registrado na SUSEP, cabendo-lhe o uso do nome da empresa, relativamente aos atos sociais específicos de corretagem, em especial, a assinatura de propostas e de documentos encaminhados à SUSEP.
  • Certidão de arquivamento dos atos constitutivos da corretora no Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins da Unidade da Federação onde está sediada, que comprove estar organizada segundo as leis brasileiras, preenchendo as exigências formais e legais pertinentes ao tipo societário
  • Uma forma mais fácil e segura de garantir que a corretora esteja em conformidade com essas exigências é contando com os serviços de um contador.

Além dos requisitos citados anteriormente, o contador pode te ajudar a realizar o registro em outros órgãos necessários, como:

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ)
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal

Para esses registros, recomenda-se também a contratação de um contador. Nós da Resolve Contabilidade somos especialistas em contabilidade para Corretores de Seguros. Para mais informações acesso nosso site ou ligue para nosso telefone (31)3363-1370 ou (31)2564-0772.

×
Saiba mais!