Entenda as principais diferenças entre MEI e ME para escolher a melhor opção para o seu negócio

É comum que, ao iniciar um negócio, você tenha dúvidas sobre o melhor enquadramento empresarial, já que são várias opções. 

Duas das mais comuns são o MEI (Microempreendedor Individual) e a ME (Microempresa). 

Nesse artigo vamos esclarecer as principais características de cada uma delas, destacar as diferenças e te ajudar a escolher a melhor opção para o seu caso. 

  1. O que é e quem pode ser MEI?

O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado no intuito de facilitar a formalização de pequenos negócios.

Para se enquadrar nessa categoria é preciso atender alguns requisitos.

O MEI deve ter um faturamento anual limitado à 81 mil reais, não pode ter sócios e pode contratar somente um funcionário. 

Além disso, não é qualquer atividade que pode se enquadrar como MEI. 

Existe uma lista de atividades permitidas, onde cada uma corresponde a um código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Se a atividade exercida não estiver presente nessa lista, a empresa deve ser constituída obrigatoriamente como ME (Microempresa). 

Vale ressaltar ainda que o MEI é sempre enquadrado no regime do Simples Nacional, pagando os seus impostos em uma guia única.

  1. O que é e quem pode ser ME?

A ME (Microempresa) é uma categoria empresarial mais abrangente, que engloba negócios de pequeno porte. 

Nesse caso, a empresa deve ter um faturamento anual de até 360 mil reais. Pode ter no máximo 9 funcionários no comércio e 19 na indústria, incluindo os sócios. 

Em relação ao regime tributário, a microempresa pode escolher entre o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. 

É fundamental contar com orientação especializada, lembrando que, mesmo optando pelo Simples Nacional, os impostos variam conforme a atividade exercida. 

  1. Quais as principais diferenças entre MEI e ME?

Portanto, as diferenças entre MEI e ME variam conforme:

– Faturamento anual: Para o MEI deve ser de até 81 mil reais por ano e para a ME de 360 mil reais anuais. 

– Sócios e funcionários: O MEI pode ter um único funcionário e não são permitidos sócios. Já a ME pode ter um número maior de sócios e funcionários. 

– Participação em empresas: O MEI está proibido de ter participação em outra empresa, seja como sócio ou titular. Para a ME não há essa limitação.

– Tributação: Para o MEI a tributação mensal é fixa. A ME tem a tributação apurada conforme o faturamento.

– Atividades desenvolvidas: Para o MEI há restrição de atividades e não contempla profissões regulamentadas. Já na ME apenas estão vedadas atividades de alto risco à saúde, produção e financeira.

– Nota Fiscal: A maioria das operações do MEI é dispensada da emissão de notas fiscais, ao contrário da ME que tem obrigatoriedade de emissão em todas as operações. 

  1. Qual a melhor opção para o meu caso?
Fonte da imagem: Pereira Montenegro

Se você estiver abrindo uma empresa do zero e sem garantia de um alto faturamento próximo, pode optar inicialmente pelo MEI, desde que seja uma atividade permitida para essa finalidade. 

Já se você tem contratos em vista e garantia de um faturamento maior à curto prazo, a melhor opção é a ME. Isso evita a necessidade de mudar o enquadramento.

O ideal é sempre contar com o auxílio de uma contabilidade, que avaliará as características específicas do seu negócio para indicar a melhor opção para o seu caso.  

  1. Como escolher a melhor contabilidade?

Se você pretende abrir o seu CNPJ ou mudar de regime, conte com a ajuda da nossa contabilidade digital especializada. 

Nós cuidamos de toda a burocracia do seu negócio com agilidade, eficiência e segurança. E o melhor de tudo: de forma 100% digital. 

Nossa equipe especializada está pronta para indicar uma solução personalizada para reduzir os seus custos e cuidar de toda a sua gestão contábil. Atendemos empresas de todos os portes sem deslocamentos e sem documentos físicos. Entre em contato conosco e receba mais informações: https://www.resolvegestaocontabil.com.br/abertura-de-empresa/

Últimas Postagens

Venha crescer com a Resolve Contabilidade Digital

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e aguarde o nosso contato.

    A Resolve Gestão Contábil utiliza cookies para melhorar sua navegação e experiência. Política de Privacidade.

    Entre em contato conosco