Principais obrigações fiscais e contábeis das empresas

Principais obrigações fiscais e contábeis das empresas

Quando se trata de administrar uma empresa, a responsabilidade fiscal e contábil é essencial para garantir a conformidade legal e evitar problemas futuros. 

Embora existam obrigações fiscais e contábeis específicas de cada regime tributário e atividade, há obrigações que são comuns a todas as empresas. 

Neste artigo, vamos explorar quais são e o que você precisa saber sobre elas para manter as suas operações dentro da regularidade. 

1. Registro e legalização da empresa: 

O primeiro passo para qualquer empresa é o registro e a legalização. 

Nessa etapa é essencial definir a natureza jurídica, o regime tributário, elaborar o contrato social e registrar no órgão competente para obter o CNPJ. 

Também é necessário realizar a inscrição municipal, obter registro na Previdência Social e providenciar a autorização para emissão de notas fiscais. 

2. Demonstrações contábeis:

As demonstrações contábeis são essenciais para a verificação da situação patrimonial e financeira da empresa. 

É por isso que devem ser mantidos registros precisos de todas as suas transações financeiras, receitas, despesas, ativos e passivos. 

A obrigatoriedade varia conforme o enquadramento jurídico e normalmente inclui: Balanço Patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), DMPL (Demonstração das Mutações Relativas ao Patrimônio Líquido) e Escrituração Contábil Digital (ECD).

3. Apuração de Impostos: 

O correto cálculo e pagamento de impostos também são obrigatórios para todas as empresas. 

Os principais impostos são: IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Conforme a atividade e o enquadramento jurídicos, podem existir outros impostos específicos. 

4. Declarações Acessórias: 

As empresas também devem fornecer informações adicionais por meio de declarações acessórias para comprovar que recolheram os impostos. 

Essas declarações variam conforme o enquadramento jurídico e incluem: DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais), DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional), DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte), DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais) e Escrituração Fiscal Digital (EFD).

5. A Resolve Contabilidade Digital cuida de tudo para você:

Agora você já sabe que o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais é fundamental para o sucesso da sua empresa. 

Então, está na hora de contar com o apoio de uma contabilidade especializada, que atua no ramo desde 2011, com profissionais experientes e atendimento humanizado.  

Deixe toda a burocracia por nossa conta e foque apenas no crescimento da sua empresa. Entre em contato conosco e receba mais informações.

Últimas Postagens

Venha crescer com a Resolve Contabilidade Digital

Preencha agora mesmo o formulário abaixo e aguarde o nosso contato.

    A Resolve Gestão Contábil utiliza cookies para melhorar sua navegação e experiência. Política de Privacidade.

    Entre em contato conosco