A maioria dos corretores de seguros não investe para ampliar as suas oportunidades de negócio.
Ao abrir uma empresa você tem mais credibilidade, profissionalismo e autonomia para negociações e para expandir as suas atividades.
Além disso, garante economia no pagamento de impostos e se protege contra riscos fiscais, pessoais e financeiros.
Nesse artigo você vai conferir tudo que é necessário para abrir o seu CNPJ com agilidade e segurança.
- Corretor de seguros não pode ser MEI:
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que corretor de seguros não pode ser MEI. A profissão não está incluída na lista de atividades liberada para essa categoria.
O corretor de seguros tem formação técnica ou graduação e exerce atividade intelectual e não empresarial.
Além disso, a profissão possui características específicas, como a necessidade de registro e regulamentação pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
- Como o corretor pode abrir uma empresa?
Por conta dessas particularidades, o regime mais adequado para os corretores de seguro costuma ser a ME (Microempresa).
Nesse regime, você pode ter um faturamento anual de até 360 mil reais.
A Empresa de Pequeno Porte (EPP) é uma opção para corretores de seguros com lucratividade maior, já que permite um faturamento de até 4,8 milhões ao ano.
Em ambas as opções é possível optar pelo Simples Nacional, sendo tributado sobre o valor da receita da empresa, por meio de uma guia mensal única de impostos.
Em relação à natureza jurídica, o corretor de seguros pode atuar sozinho, como Empresário Individual (EI) ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Se tiver um ou mais sócios, deve optar pela Sociedade Limitada (LTDA).
Máteria completa sobre diferença de MEI e ME: https://www.resolvegestaocontabil.com.br/2023/06/01/entenda-as-principais-diferencas-entre-mei-e-me-para-escolher-a-melhor-opcao-para-o-seu-negocio/
- Por que abrir uma empresa?
Ter um CNPJ como corretor de seguros traz uma série de benefícios como:
– Redução da carga tributária: a tributação como pessoa jurídica é reduzida se comparada à pessoa física, que possui uma alta carga de impostos;
– Comissões maiores: a maioria das companhias de seguro costuma pagar comissões maiores para corretores pessoa jurídica;
– Maior credibilidade: o corretor pessoa jurídica passa muito mais profissionalismo e segurança no momento da negociação, aumentando as oportunidades;
– Linhas de crédito: os bancos e instituições financeiras oferecem linhas de crédito com taxas especiais para empresas;
– Criação de uma marca: com uma empresa, você pode ter um nome fantasia forte para aumentar a confiança dos clientes e a presença no mercado.
- Abra a sua empresa com a Resolve Contabilidade Digital:
Agora que você já sabe que suas vantagens são muito maiores como corretor de seguro pessoa jurídica, deixe-nos cuidar disso para você.
Somos uma empresa de contabilidade digital com uma equipe especializada para cuidar de toda a sua gestão contábil e contribuir para o seu crescimento.
Entre em contato conosco e receba mais informações.